segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O VALOR DA DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES.

Pensando na abordagem da atividade de RP que iria por em discussão, cai em um conflito que gostaria de expor e que perpassa a realidade de todos os profissionais da área de comunicação, implicando nos valores que damos a nossa atuação profissional.

O Comunicólogo possui como matéria prima do seu trabalho a informação, que na contemporaneidade é um recurso em abundancia. Diz-se que a democratização do acesso à informação é um grande passo da humanidade no caminho contrário a desigualdade, porém a meu ver, vale discutir como essa difusão esta sendo feita.

Os profissionais da comunicação podem usar do poder desta matéria prima, a favor das grandes corporações, da classe dominante, da alienação, da educação, da construção do sujeito, será que todas essas opções remetem a “democratização do acesso ‘a informação”?

O Relações Públicas também carrega a responsabilidade implicada pelo trabalho com a comunicação, quando ao realizar assessoria de imprensa, comunicação interna ou externa nas organizações, o recém discutido ombudsman, entre outras atividades características da profissão, dizemos que a divulgação e transparência das informações é indispensável, caímos em uma premissa que deve ser repensada.

Em que dimensão divulgar informações ajuda na construção do conhecimento, no qual o individuo poderá galgar suas opiniões a respeito de um assunto, ou da instituição que você representa. Será que os dados trabalhados permitem uma análise fiel da realidade permitindo ao receptor tecer opiniões livres do discurso da própria organização.

A reflexão por excelência leva-nos a discutir se o maior volume de informações é libertador, ou difusor de grandes ideologias e estereótipos alicerçados em sistemas morais que visam à manutenção do status quo e acabam por oprimir as grandes massas de uma sociedade vulnerável a conquista e a sedução.


Comentem!
Carolina

5 comentários:

Anônimo disse...

Caros colegas de Relações Públicas,

O curso de Relações Públicas da Universidade de Taubaté, em parceria com o Conrerp, 2ª Região, SP/PR, realizará a I Jornada de Relações Públicas nos dias 09 e 10 de novembro de 2007, no Departamento de Comunicação Social da UNITAU.

O evento abordará “Temas Contemporâneos de Relações Públicas” com o objetivo de debater e refletir com profissionais, pesquisadores e estudantes de Relações Públicas da região de abrangência do Conrerp sobre aspectos atuais e relevantes para a área.

A comissão organizadora convida-os a participar e solicita o apoio para a divulgação do evento e das normas para apresentação de trabalho nos GT’s entre alunos, profissionais e demais parceiros. Informações no site www.csonlineunitau.com.br/jornadarp.

Certos de poder contar com a sua colaboração, desde já agradece e coloca-se à disposição para esclarecimentos.



Prof. Ms. Aline F. Lima
Coordenadora do Curso de Relações Públicas
Universidade de Taubaté

Taninha disse...

Oi gente!! Só queria pedir pra vcs colocarem nosso blog nos destaques tb. É https://rpemmercado.blogspot.com. Acho que como a gente mandou o link depois vcs acabaram não pegando! Obrigada!!

Arlindo Rebechi Jr. disse...

O texto é um bom início para a discussão. Acho que um desdobramento é colocar esta questão da informação (e também da comunicação) no cerne da discussão do que pode ser RP. Creio que esta parte necessite ser melhor desenvolvida.

Reynaldo Issao Endo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reynaldo Issao Endo disse...

Bom,lendo e relendo,percebemos que a comunicação, a informação vai além do RP e recai sobre a ética.Claro, já é sabido por nós(RP's) que a globaliazação tem como a sua máscara a homogeinização, mas por detrás desta máscara a exclusão e a
a heterogeinização.Para dar uma luz para tal perspectiva temos que pensar que o Relaçõe Públicas sendo um dos caminhos para a expressão da informação se basei na ética e na sua responsabilidade como comunicador.É claro, que tais responsabilidades serão assumidas em que contexto vive ou atua, então, prezaremos pela melhor forma de darmos a informação com uma comunicação bem planejada, para assim, não termos informações dúbias e problemáticas(ruídos).