domingo, 14 de outubro de 2007

Nós, Ombudsmen!

Bom, já que o propósito da postagem anterior foi esclarecer a atividade de Ombudsman para que, depois, fizéssemos o exercício de realizá-la no nosso blog, segundo as definições que nos pareceram mais adequadas, vamos colocar em prática e sermos Ombudsmen por uma postagem!
Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a todos os comentários e opiniões que recebemos, pois sabemos que todas as críticas são construtivas e importantes para fazer-nos pensar!
Começando pelos comentários da última postagem sobre Ombudsman, nós (porque acho que posso falar por todos do grupo) ficamos intrigados quanto ao exercício proposto pelo professor, que nos ficou um tanto vago, e resolvemos pesquisar para, usando as palavras da Natália na postagem anterior, “não falar besteira”, e apoiarmos nosso exercício em algo concreto. Isso não significa que desconsideramos outros pontos de vista sobre o assunto (os admiramos!!), mas, como relações públicas, sabemos que devemos analisar cuidadosamente o ambiente em que estamos envolvidos e os conceitos com que trabalhamos, para podermos definir estratégias de ação seguras. Tomamos isso como pressuposto ao expor como entenderíamos o exercício, para que pudéssemos seguir com “nosso barco” para uma direção pré-definida.
Outra coisa que sentimos necessidade de comentar é a confusão entre o propósito do nosso blog, que é o de mostrar diferentes práticas e atuações dos relações públicas, e a discussão em relação à situação das Relações Públicas no contexto atual. Todos sabemos os problemas que enfrentamos, bem como a escassez de iniciativas no sentido de posicionar de modo claro e bem definido nossa profissão. Mas aqui, nosso intuito não é propor discussões ou soluções para os problemas, ou restringir aos nossos exemplos as atuações dos profissionais, mas sim mostrar o desempenho da atividade em determinadas situações ou em determinadas áreas, que são mais ou menos exploradas pelos profissionais. Quando citamos a importância da comunicação e das Relações Públicas no Comando Militar do Sudeste, por exemplo, quisemos mostrar um exemplo de atuação numa organização diferenciada, e a qual, salvas as exceções, não estamos tão familiriazados atualmente (digo da organização e da atuação nela), apesar de sabermos muito bem sobre a ligação entre o surgimento das Relações Públicas e os militares.
Sabemos que podemos melhorar nossas postagens em muito sentidos: seja na linguagem a ser usada num blog (embora tenhamos criado dentro do nosso grupo um consenso de que ela varia muito de acordo com o propósito de um blog específico e o assunto de que ele trata), no nosso posicionamento em relação ao discurso utilizado (apesar de nosso objetivo, ao postarmos o case sobre a “Campanha de prevenção a TVP”, ter sido de mostrar um exemplo com dados concretos, e não analisar criticamente o discurso nele presente – o que será muito interessante fazer numa outra situação), no cuidado para não correr o risco de generalizar uma situação, e em muitos outros aspectos!
Por isso, continuem comentando, nos instigando! Estamos de portas abertas (rs)!
Até a próxima!

Juliana

2 comentários:

Erik Simões disse...

Muito interessante a observação de voces em relação a Ombudsman, que a princípio eu tambem tive ó mesmo questionamento, muito valida a postagem e o esclarecimento da ideia, e concordo que ainda que estamos todos trabalhando com os blogs pela mesma "causa" somos grupos independentes!

Abraço!

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Eu quero isso de vocês. Quero que demarquem posições e pensem sempre criticamente nisso.