Bom...lá vamos nós! Como proposta do nosso Professor Arlindo Rebechi Junior, a pessoa que lançou a idéia dos blogs, a cada quinze dias deveríamos fazer uma análise/crítica dos outros blogs da sala que estão “no ar”, o que foi chamado de Ombudsman.
Daí fiquei intrigada, pois tinha uma outra idéia do que seria um ombudsman ou ouvidor, para os que preferirem. Sendo assim, resolvi pesquisar para não falar besteira, afinal, se odiamos tanto que não saibam o que nós Relações Públicas fazemos, creio que não devemos sair julgando as demais atividades - que inclusive podemos exercer - sem conhecimento, por mais piegas que isso pareça.
Já que a idéia dos blogs é mostrar o quão críticos e informados somos sobre a nossa profissão e sobre as funções, temas e teorias que envolvem a comunicação...vamos ver o que achei sobre o assunto.
Após ler vários textos da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, órgão o qual acredito possuir credibilidade no assunto, sem contar as outras fontes, fiz uma síntese que define de maneira clara a atividade: o ouvidor é o profissional responsável por receber as críticas dos públicos envolvidos com a organização na qual trabalha, investigar denúncias, apresentar sugestões e dar retorno àqueles que o contataram, é o elo de comunicação entre o cidadão e a organização. É um agente de mudanças, que deve ter amplo conhecimento do público e da empresa na qual atua. O trabalho do ouvidor deve estar baseado na ética, capacidade de gestão e conhecimento jurídico social.
Dessa forma, não cabe a esse profissional criticar ou analisar as demais organizações que se assemelham à dele, o que seria a proposta inicial da crítica/análise dos outros blogs.
Sendo assim, faremos na próxima postagem o que entendemos por ombdsman, ou seja, como iniciantes no assunto, entendemos que o responsável pela ouvidoria deve receber as sugestões, críticas e reclamações do público e dar um retorno a ele. No caso, a organização seria o nosso blog, algum dos integrantes do grupo o ombudsman e as pessoas que fizeram comentários no blog o nosso público, ao qual devemos um retorno.
Se você se interessar mais por esse assunto dê uma olhada nesses links, vale a pena:
http://www.ipea.gov.br/ouvidoria/doc/artigo001.pdf
http://www.abonacional.org.br/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ombudsman/
Só um adendo que gostaria de fazer. Após a humilde pesquisa que realizei sobre o assunto, pude perceber que ser Ouvidor/Ombdsman é algo muito maior do que imaginamos, pois envolve responsabilidade, sensibilade, visão estratégica, conhecimento das áreas jurídicas e sociais e acima de tudo uma grande capacidade de comunicação. Espero que alguém tenha essa boa impressão quando fizer uma pesquisa sobre Relações Públicas (risos).
Até a próxima postagem!
Natália Totti
domingo, 7 de outubro de 2007
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5 comentários:
Adorei a descrição da atividade de ouvidor/ombudsman, acho que realmente demonstrou a complexidade e importância da profissão.
Mas discordo quando diz que os nossos blogs são organizações semelhantes.
Já que estamos todos no mesmo barco e acredito que trabalhamos juntos (comentando seja virtualmente ou pessoalmente os outros blogs) por um objetivo em comum, também podemos considerar nossa sala como uma organização só, ao invés de pequenos grupos isolados que competem como empresas. Dessa forma, poderíamos sim ser ombudsmans de nossos blogs e propor, criticamente, mudanças.
Bjoss
Valquíria
É Val, pensando por esse lado você tem razão...não tinha pensado nessa hipótese. Resolvi postas esse texto sobre Ombudsman pois achei que ficou muito no ar essa história...
Bjos
Nati
Olá blogueiros! O assunto me instigava muito na faculdade! Tanto que meu trabalho de conclusão de curso foi sobre isso. se tiverem interesse: O ombudsman nas organizações contemporâneas – uma função de relações públicas. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Disponível em: http://www.portalouvidoria.com.br/downloads/organizacoes_contemporaneas.doc. Abraços, Carol Terra
Olá Carol! Muito obrigada pela fonte! Vou dar uma olhada!
Um abraço,
Natália
Natalia, texto com boa fluência. Apresenta uma boa curiosidade intelectual com o tema. É desta curiosidade se fundamenta todo o texto e sua originalidade que chamou a atenção de leitores.
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