Sabemos que a comunicação pode estar nos lugares mais inusitados, nas organizações mais complexas e fechadas e o comando militar não foge a essa regra. Uma organização que sempre utilizou da linguagem verbal para atingir seus objetivos, sentiu a necessidade de mudar e criou o Centro de Comunicação Social do Exército, com intuito de promover a unificação da linguagem.
Ter uma área voltada somente para a comunicação num órgão como o Comando Militar já é um avanço, mas a Seção de Comunicação do Comando Militar do Sudeste foi além. Responsável por todas as atividades relativas às Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo, criou um jeito único de trabalhar a comunicação com a sociedade paulistana. Mapeou todos os seus públicos alvo e veículos de comunicação, elaborou um plano próprio para as atividades diárias, semanais e mensais, bem como para as datas festivas.
As premissas básicas que regem o trabalho da 5ª Seção: tratar a comunicação social como um valioso instrumento; fortalecer as convicções do público interno sobre a instituição; firmar a credibilidade, confiança e prestígio da instituição junto à comunidade; dar respostas adequadas e oportunas aos questionamentos dos diferentes públicos.
Além da rotina - Projetos:
Além das atividades rotineiras a Seção desenvolveu alguns Projetos, um que diz respeito à Comunicação e vale a pena ressaltar foi o Simpósio de Comunicação Social, que foi desenvolvido no intuito de familiarizar os militares com a área de Comunicação, pois a maior parte deles não possuía um contato direto nem um convívio com as atividades que envolvem esse setor, para alcançar esse objetivo foram traçadas ações e desenvolvidas dinâmicas para que os militares pudessem ter uma idéia mais global do dia-a-dia na comunicação.
A visão de quem entende do assunto:
A avaliação dos Tenentes Marília Villas Boas (Relações Públicas) e Roberto Lancellotti Zuccaro (Publicitário): ambos acreditam que os Projetos serviram para aproximar os públicos de interesse do Comando, promover um maior conhecimento das atividades desenvolvidas pelo Comando, o estreitamento de relações entre as organizações da sociedade civil e militar e valorização e ampliação dos conhecimentos do público interno. Os tenentes acreditam que todas essas ações contribuem para que a Comunicação Social no Exército Brasileiro seja cada vez mais eficaz, alcançando todos os públicos que formam a sociedade brasileira.
O que nós achamos:
A partir desse exemplo, podemos notar o papel e a importância que as Relações Públicas/Comunicação têm dentro das organizações. Nesse case, pode-se perceber que através das ações traçadas, por menores que elas fossem, foi possível unificar as atividades, promover o envolvimento entre os públicos e conscientizar os militares da importância de um Setor destinado à Comunicação. Esse exemplo ilustra de forma bastante clara que a comunicação pode ser inserida nos mais variados meios de trabalho e, mesmo assim, mostrar a sua importância e obter resultados satisfatórios.
Ter uma área voltada somente para a comunicação num órgão como o Comando Militar já é um avanço, mas a Seção de Comunicação do Comando Militar do Sudeste foi além. Responsável por todas as atividades relativas às Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo, criou um jeito único de trabalhar a comunicação com a sociedade paulistana. Mapeou todos os seus públicos alvo e veículos de comunicação, elaborou um plano próprio para as atividades diárias, semanais e mensais, bem como para as datas festivas.
As premissas básicas que regem o trabalho da 5ª Seção: tratar a comunicação social como um valioso instrumento; fortalecer as convicções do público interno sobre a instituição; firmar a credibilidade, confiança e prestígio da instituição junto à comunidade; dar respostas adequadas e oportunas aos questionamentos dos diferentes públicos.
Além da rotina - Projetos:
Além das atividades rotineiras a Seção desenvolveu alguns Projetos, um que diz respeito à Comunicação e vale a pena ressaltar foi o Simpósio de Comunicação Social, que foi desenvolvido no intuito de familiarizar os militares com a área de Comunicação, pois a maior parte deles não possuía um contato direto nem um convívio com as atividades que envolvem esse setor, para alcançar esse objetivo foram traçadas ações e desenvolvidas dinâmicas para que os militares pudessem ter uma idéia mais global do dia-a-dia na comunicação.
A visão de quem entende do assunto:
A avaliação dos Tenentes Marília Villas Boas (Relações Públicas) e Roberto Lancellotti Zuccaro (Publicitário): ambos acreditam que os Projetos serviram para aproximar os públicos de interesse do Comando, promover um maior conhecimento das atividades desenvolvidas pelo Comando, o estreitamento de relações entre as organizações da sociedade civil e militar e valorização e ampliação dos conhecimentos do público interno. Os tenentes acreditam que todas essas ações contribuem para que a Comunicação Social no Exército Brasileiro seja cada vez mais eficaz, alcançando todos os públicos que formam a sociedade brasileira.
O que nós achamos:
A partir desse exemplo, podemos notar o papel e a importância que as Relações Públicas/Comunicação têm dentro das organizações. Nesse case, pode-se perceber que através das ações traçadas, por menores que elas fossem, foi possível unificar as atividades, promover o envolvimento entre os públicos e conscientizar os militares da importância de um Setor destinado à Comunicação. Esse exemplo ilustra de forma bastante clara que a comunicação pode ser inserida nos mais variados meios de trabalho e, mesmo assim, mostrar a sua importância e obter resultados satisfatórios.
Um comentário:
Lembro que historicamente o exército brasileiro já visualizava uma prática - bastante diferenciada por sinal - de relações públicas desde os anos 1950. Algo que ainda merece um estudo mais aprofundado por parte da área acadêmica. Vou lhes dar apenas um exemplo de referência: em 1957, a "diretoria de aperfeiçoamento e especialização do exército" publicou um manual de relações públicas para planejamento de trabalho internos.
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