quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Relações Públicas nas Pesquisas

Continuando a proposta deste blog e com o intuito de trazer cada vez mais novidades, nas mais diversas áreas de atuação do RP. Desta vez falaremos sobre atuação do Relações Públicas com Pesquisas de Marketing e Opinião Pública, na área empresarial.

Cada vez mais empresas não só do Brasil, mas de todo o mundo, investem em pesquisas para entender seu público consumidor e assim descobrir seus anseios e conhecê-lo melhor. Estas pesquisas vão desde a embalagem de um novo produto até qual mídia terá maior repercussão para o público alvo em questão.

A atuação do Relações Públicas nessa área pode variar caso o profissional atue em uma empresa específica e própria da área, que realiza trabalhos de Pesquisas, ou se atua em uma determinada empresa de outro segmento, que tenha interesse em realizar uma pesquisa própria.

Quando o Relações Públicas atua em uma empresa de segmento variado, a realização da pesquisa torna-se mais simples, pois o RP já está familiarizado com a organização e também com o ambiente e seu público, criando assim uma proximidade entre a Pesquisa e o Profissional. Já quando o Relações Pública atua em um empresa específica de Pesquisas e esta empresa é contratada por outra, existe a necessidade de o RP entender seus produtos e mercados, para desenvolver o trabalho.

O Relações Públicas, no caso das Pesquisas, é o responsável por “entrar na cabeça” do público alvo e descobrir as preferências deste. Entre as responsabilidades do RP para este caso, estão: elaborar o questionário, treinar os pesquisadores que irão fazer sua aplicação, analisar os resultados, além outras funções necessárias para que se desenvolva um trabalho com qualidade para que os entrevistados participantes da Amostra, representem da maneira mais fiel o Universo total.

Vale lembrar que nas Pesquisas são colhidas parcelas de opiniões, intenções e preferências com parte do púbico total. A parcela é chamada de “Amostra da Pesquisa”, o público total de “Universo a ser pesquisado” e é através do cálculo da Amostra e do Universo que se chega à “Margem de Erro da pesquisa”, que é a variável responsável por determinar o quanto a pesquisa está próxima da representação de todo o público alvo.

Hoje em dia, as empresas de automóveis não lançam um novo carro no mercado sem saber a opinião dos possíveis compradores, uma determinada marca de bolacha não embala seu produto sem antes pesquisar qual embalagem é mais atrativa, um fabricante de vestuário não faz propaganda de seu produto sem antes saber o melhor horário para isso. Enfim, tudo está intimamente ligado à Pesquisa de Marketing.

Outra área de atuação e pesquisas são as Pesquisas de Opinião Pública, principalmente em épocas eleitorais, esse tipo de Pesquisa é cada vez mais presente e muitas vezes antecipam o resultado das eleições. Aqui também o RP tem contribuições muito importantes para seu melhor rendimento.

As pesquisas compreendem uma possibilidade de atuação do RP que mais crescem nos dias atuais, pois assim como as empresas de Pesquisa crescem também empresas de diversos ramos criam setores de pesquisa dentro de suas unidades.

3 comentários:

Ana Elisa, Cínthia, Daniela e Jessica. disse...

_Cadastro - um tipo de pesquisa permanente?!

Olá! Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo Blog, pela iniciativa e ousadia de propor um tema tão desafiante!

Como comentário, eu só gostaria de deixar um fomento às discussões...

Sabemos que as pesquisa de opinião pública nos trazem diversas informações, perfis: sociais, culturais, econômicos, etc...

Atualmente, estou desenvolvendo um projeto de cadastramento para uma Empresa X, que insiste em nomear o processo como 'Pesquisa'... mas, se pensarmos por outro ângulo, o cadastro é uma forma permanente de obtermos certos tipos de informação e, portanto, não seria um tipo de Pesquisa?! Será que a Empresa X está correta?! E agora?!

---Opinem---

bjos,
Ani - R.Possíveis.

Arlindo Rebechi Jr. disse...

"Estas pesquisas vão desde a embalagem de um novo produto até qual mídia terá maior repercussão para o público alvo em questão"

"Hoje em dia, as empresas de automóveis não lançam um novo carro no mercado sem saber a opinião dos possíveis compradores, uma determinada marca de bolacha não embala seu produto sem antes pesquisar qual embalagem é mais atrativa, um fabricante de vestuário não faz propaganda de seu produto sem antes saber o melhor horário para isso."

Tomei duas falas de vocês (Cf. acima)para um pequeno questionamento. Será que a formação de vocês para comunicação social tem a ver com isso? Minha questão quer tomar um ponto central: comunicação não é marketing.

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Outra coisa: leiam o título. Mais cuidado...sei que estas coisas acontecem.